segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PARTO NA REDE PÚBLICA


Oi Pessoal!!!
Já relatei anteriormente o meu parto (olha a foto aí do lado), que foi pelo SUS, mas agora volto a escrever sobre o assunto para fazer algumas considerações, pois quando estava grávida procurei nesses sites de bebês sobre a hora do parto e só achava matérias sobre parto na rede privada, tudo lindo, programado e sem transtornos.
Eu fiz todo o meu pré natal no posto de saúde e de maneira geral foi bom. A primeira consulta foi com um ginecologista super grosso, eu fiz uma pergunta a ele (não lembro qual) e ele me deu uma resposta de forma muito grossa, então resolvi mudar de GO.
Na segunda consulta com o novo GO eu me senti muito melhor, tratada de forma mais acolhedora e tranquilizadora, ele respondeu todas as minhas dúvidas e sempre dava conselhos. E as consultas dele sempre duravam mais que 10 minutos (pois muitos profissionais te examinam em tempo record).
Se você pretende fazer pelo SUS é o seguinte:
  • Tenha paciência! Passei horas e horas pra pegar a ficha médica e esperar o médico chegar de seus outros compromissos. Vejam bem a ineficiência do sistema: na consulta anterior eles já deixam marcada uma data e hora para você retornar. Certo! Na data marcada você volta na hora marcada, mas se você não chegar antes da hora marcada é bem capaz de não ter mais vaga, aff... Aí se tudo correr bem as atendentes colocam seu nome no caderninho e pedem para você pacientemente aguardar o médico chegar. Era assim, elas marcavam pra gente ir lá e dar o nome às 8 da manhã e o médico só começava a atender às 9:30, mas ele sempre se atrasava. Em resumo, eu saia de casa às 7:30 e só voltava pra casa depois das 11 da manhã, quando eu era uma das primeiras da fila.
  • Tenha mais paciência e disposição pra andar! Depois da primeira consulta o médico pediu uma série de exames (tipo sanguíneo, HIV, hepatite, toxoplasmose, hemograma, urina, fezes, etc). EXIJA OS EXAMES CASO SEU MÉDICO NÃO PEÇA! Como o SUS não tem um sistema eletrônico integrado entre suas unidades (pelo menos aqui na minha cidade) lá vamos nós atrás dos exames, e eles jogam a gente de um lado pro outro, mas no fim consegui mais rápido do que eu imaginava! Consegui fazer todos os exames e ultrassons pelo SUS! Você tem direito a esses exames, e tem prioridade!
  • As consultas são 1 vez por mês, portanto se surgir uma emergência é preciso ir até o hospital e se consultar com o plantonista.
  • No final da gravidez, quando recomenda-se que sejam feitas consultas de 15 em 15 dias, as consultas não tem essa regularidade. Então nessa fase fiquei muito insegura e acabei indo pro hospital antes da hora pra saber se estava tudo bem com o bebê.
Quando fui pro hospital já estava com 40 semanas, e pelo menos fui atendida mais rápido do que de costume. Não conhecia ainda a maternidade e lá dentro é assim: você vai dividir um quarto com no mínimo mais uma pessoa. Não tem banheira, bola, luzes coloridas no teto, música ambiente, nada dessas coisas para deixar sua hora menos dolorida rsrs. O bebê fica junto com você desde que ele nasce, salvo nos casos em que ele vai pra incubadora.
Os médicos só pedem sua internação se você tiver mais de 3 cm de dilatação, ou se algo grave estiver acontecendo. Caso contrário vão te mandar de volta pra casa. No hospital da minha cidade eles não costumam dar nenhum medicamento para acelerar o parto e em hipótese alguma tem anestesia para partos normais. Eu tentei um PN, mas não tive passagem e acabei indo pra cesárea.
Enquanto aguardava o parto normal, nenhum médico foi ao quarto, apenas as enfermeiras passavam por lá de vez em quando pra medir a pressão e temperatura.
Uma coisa que achei terrível na maternidade foi o barulho que se fazia naquele lugar. Enfermeiras e médicos falando alto, pessoal da limpeza que trombava na cama e fazia tudo sem a menor delicadeza, como se não houvessem bebezinhos que precisavam de um lugar calmo e tranquilo. Como disse o meu namorido: "isso aqui parece um buteco!" kkkkkk
Enquanto estiver internada você pode ter um acompanhante por vez, mas o coitado vai ficar sentado numa cadeirinha dura e desconfortável.
A comida não é lá grandes coisas, e o jantar era uma sopa com o que sobrou do almoço, ecaaa!

Reclamações a parte, não posso negar que o atendimento que tive foi muito melhor do que muitas mulheres Brasil a fora vem tendo nessa hora tão esperada! Fico indignada como as pessoas são desamparadas pelos profissionais da saúde, que nessa hora deveriam nos transmitir calma e conforto. Sei também que em muitos locais as condições de trabalho não ajudam, mas e onde as coisas estão de certa forma mais favoráveis ao trabalho dos médicos, qual a justificativa para tanto descaso?

Aqui seguem os links com os direitos da gestante:
http://www.nieg.ufv.br/docs/materialUsuarias.pdf (cartilha com direitos da gestante)
http://www.e-familynet.com/pages.php/PT/000/direitopar.htm (Direitos da gestante na hora do parto).

Espero ter ajudado de alguma forma!
Bjos e boa sorte!







3 comentários:

  1. No SUS, enfermeira costuma dormir no turno da noite. Bebês prematuros choram tanto que angustiam ainda mais as pobres mamães e as criancinhas que acabaram de nascer.Onde fiquei,não há lugar para o acompanhante sentar (várias noites na tortura).O barulho na madrugada é de assustar. A falta de respeito então... É cada um por si. Tudo no Brasil precisa de FISCALIZAÇÃO SÉRIA.

    ResponderExcluir
  2. Sei como é ter filho pela rede publica, tive 2 filhos pela rede publica e nao tenho do que reclamar, fui muito bem atendida, gracas a Deus. Agora estou vivendo no peru e aqui nao é como no nosso país onde a saude é gratuita e to tendo que pagar tudo desde consultas até os exames e confesso que sinto falta do pré-natal que fiz no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. em busca da justiça3 de outubro de 2011 às 18:13

    O atendimento pelo SUS no Brasil, depende de muita sorte e do local em que você se encontra. O pobre em geral, está sem amparo. Há muita discriminação contra ele em todos os lugares. Nas prisões por exemplo, é um um verdadeiro campo de concentração. Nosso país é muito rico, com tanto dinheiro desviado,tanta corrupção (e ele continua de pé). Mais dinheiro para a saúde, mais fiscalização e punição. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir