sábado, 11 de fevereiro de 2012

Alergia a leite

Oi Pessoal!
No post sobre a viagem que fizemos falei que " alguns dias antes de voltar pra casa tive que levá-la ao médico pois apareceram no cocô um muco e um pouco de sangue, mas ela não teve nenhuma reação, como febre, vômitos ou diarreia. Mas ela está bem, depois conto sobre o que pode estar ocorrendo".
Pois bem, nesse dia ela foi atendida por um clínico geral, que pediu exames de fezes e sangue, mas nem deu tempo de fazer onde eu estava pois era sexta-feira. Daí voltei pra minha cidade e resolvi ir à pediatra antes de fazer os exames. Ela disse que poderia ser alergia alimentar, pois eu havia saído da minha dieta normal, comi muita comida pesada (essas guloseimas de fim de ano que a gente se empanturra mesmo), e que esperássemos mais um pouco, já que havia diminuído bastante a ocorrência do muco e o sangue. Outa hipótese seria alergia ao leite, mas eu disse a ela que eu vinha tomando leite normalmente, exceto o dia anterior à consulta, no qual eu consumi muito leite e derivados.
Um dia após a consulta eu deixei a Maria em casa e sai, e ela acabou ficando mais tempo sem trocar a fralda e havia feito cocô, quando eu cheguei e fui trocá-la o bumbum dela estava todo vermelho e cheio de bolhas, e novamente com muito muco e rajadas de sangue. Liguei imediatamente para a pediatra e contei tudo isso. Ela então me disse que provavelmente ela tem alergia a leite e me recomendou não consumir leite e derivados  e suspender o leite artificial (Nestogeno) que estava dando pra Maria por duas semanas, que é o tempo necessário para eliminar qualquer resquício de leite do organismo. Como ela liberou as papinhas doces e sucos para Maria, era para substituir a mamadeira pelas novas comidinhas.
Relembrando um acontecimento passado: quando Maria tinha 1 ou 2 meses, o outro pediatra recomendou que eu diminuísse o consumo de leite para evitar as cólicas, então eu tomava um pouco apenas de manhã. Mas o dia em que tomava um pouco mais notava que ela tinha muuuita cólica e sempre apareciam bolhas pelo corpo, muita irritação e gases (sintomas clássicos de bebês alérgicos a proteína do leite, de acordo com o que eu li AQUI). 
Só que o pediatra descartou que fosse alergia e disse que era normal. Mas eu segui meu instinto, procurei na internet, conversei com outras mamães nos fóruns sobre bebês e resolvi por conta própria iniciar uma dieta sem leite e derivados e também sem alimentos ácidos. E notei uma melhora significativa nos sintomas. Depois que a fase das cólicas passou voltei a consumir esses alimentos moderadamente e a única coisa que vinha ocorrendo eram uns problemas de pele (áspera e com muitas bolhinhas, tipo espinhas), mas a pediatra do posto de saúde disse que não era nada. Mas eu continuei achando que era culpa do leite, mas voltei a tomar.

Voltando à fase atual, fiquei 2 semanas sem consumir esses alimentos e o muco/sangue sumiram, o número de vezes que ela faz cocô diminuiu bastante. No domingo (04/02) fui a um aniversário e acabei comendo uns docinhos e bolo (Não resisti meeesmo, amo doces!). Resultado: sangue de novo. 
Estou esperando a nova consulta que será na segunda e durante essa semana continuei a dieta e ela está normal novamente. 
Pelo jeito meu bebê tem alergia sim e eu vou continuar sem leite enquanto ela estiver amamentando. Mas confesso que tem sido bem difícil pois eu amo leite, queijo, chocolate e tudo que tem leite. Aliás, lendo os rótulos dos alimentos vi que quase tudo tem traços de leite. AFF!  Eu vou ver com a pediatra se tenho que parar de comer alimentos com traços de leite. 
Nos últimos dias tenho tomado leite de soja, ainda bem que eu gosto! E procuro receitas de bolos e biscoitos sem leite, e achei muitas coisas. Fiz cookies de chocolate e aveia (coloco cacau em pó), de banana e aveia, biscoito de polvilho sem leite e bolo com leite de soja. O problema é que leite de soja, cacau em pó e coisas sem leite são bem caras....
Mais difícil ainda é me sentar à mesa para almoçar e ver fricassê de frango, macarrão ao molho branco e uma infinidade de comidas cheias de queijo que fazem aqui em casa.... e eu só babando. Tem dias que nem almoço. E pela falta de opções pra lanchar acabo me empanturrando de pão... preciso comer mais frutas, mas eu sinto muuuuuita fome a tarde, e as frutas apenas não me sustentam.
Mas pelo bem da Maria faço qualquer coisa!


As receitas estão aqui:
http://www.semglutensemlactose.com/tags/receitas-de-biscoito-de-polvilho-azedo-sem-leite/
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/100111-cookies-de-aveia-com-chocolate-delicioso-e-crocante.html
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/21034-cookie-de-aveia-com-banana.html

Gosto muito de acompanhar o fórum de bebês com APLV, tem muitos depoimentos, sugestões e ajuda de mamães que tem filhos com alergia.
http://www.e-familynet.com/phpbb/viewforum.php?f=104

Vou aguardar a próxima consulta para ver se a médica confirma esse diagnóstico. Torço para que não seja alergia, pois para Maria será difícil quando ela largar o peito.

Até a próxima galera!
bjooos







7 comentários:

  1. Amiga, descobrimos a ALPV com 1 ano e 4 meses depois de 3 pneumonias e 1 Rotavírus encontramos um gastropediatra e estamos com ele até hoje. Clarissa está com 4 anos e 7 meses. A alergia começou depois de começarmos a introduzir Ninho1+, até então tomava Aptamil 2. Introduzimos o Pregomin até 2 anos e meio e faz 2 anos está com NANSOY.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Açucena! Pelo que andei lendo, normalmente os médicos demoram a descobrir a alergia, e enquanto isso nossos bebês sofrem, e a gente também, pq não é fácil ver nossos filhotes passando mal. Pelo que estou vendo a maior parte dos médicos descartam a possibilidade de alergia logo de cara. Imagina as mamães que não tem nenhum tipo de informação, ficam sofrendo muito mais tempo.
      A pediatra indicou o NANSOY, vou ver se ela aceita.
      bjoos

      Excluir
  2. Meu bebê foi diagnosticado com refluxo aos 10 dias de vida, ele gritava o tempo todo, somente chorava! Não queria mamar nem dormir.Ninguém fazia o diagnóstico correto até eu encontrar uma gastro que o acompanha até hoje, com 4 meses e meio. Ela suapendeu o Label do refluxo e passou a tratar a APLV. Estou passando uma fome que só Deus sabe mas ele disse que geralmente com 1 ano passa na maior parte dos casos.Até lá, dieta!!!Vale a pena!!Pelo meu bebê faço tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi, também to passando fome e muita vontade. Tudo que é gostoso tem leite sniff!
      Estou procurando receitas sem leite e testando algumas. Achei um site com docinhos de festa sem nada de leite. Vou experimentar depois.
      Fico imaginando quantas crianças sofrem por ter alergia e ninguém desconfia que isso possa ocorrer. Se eu não tivesse acesso a informações da internet certamente nunca ia imaginar que fosse alergia o problema da Maria.

      bjooo
      obrigada pela visita!

      Excluir
  3. minha filha de 4 meses tambem esta com os mesmos sintomas.

    ResponderExcluir
  4. karolima a letra do blog é muito dificil de ler. Mas foi bom ler porque minha filha tb está apresentando estes sintomas

    ResponderExcluir
  5. Você já levou sua filha ao pediatra? Se ainda não, comece a fazer a dieta de exclusão por conta própria e leia todos os rótulos de alimentos pra ver se contem traços de leite ou caseína. Se tiver não coma.

    Mudei a letra do blog. Eu estava com um problema, não estava conseguindo editar nada aqui, agora consegui. Obrigada pela dica!
    bjo

    ResponderExcluir