quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cólicas e funchicórea

Acho que toda mamãe (e papai) de primeira viagem teme as terríveis cólicas! E não é pra menos, já que corta o coração da gente ver um bebê tão pequenininho se contorcendo de dor e não poder fazer quase nada. Infelizmente todas nós temos que passar por essa fase, que para umas passa rápido, mas para outra dura até os 3 meses. No meu caso, as cólicas da Maria pararam com 1 mês e meio, que alívio!!!
Para diminuir o sofrimento o médico receitou um remédio (simeticona) e recomendou que eu evitasse alimentos como refrigerante, chocolate, alimentos ácidos e leite (eu parei de comer tudo). Mas mesmo assim havia dias que eu ficava desesperada porque a dor dela era muito intensa. 
UMA DICA: fique atenta ao que você come e depois observe as reações de seu bebê. Eu observei que os dias em que eu tomava suco de laranja ou ingeria leite ela ficava pior, as cólicas duravam a noite e o dia, então resolvi parar de comer esses alimentos.
As noites de choro continuavam, e eu estava um caco, e a família toda ficava acordada durante horas de madrugada, mas eu era quem ficava mais cansada.
Um belo dia minha sogra me falou sobre a funchicórea, mas como uma boa mãe de primeira viagem (rsrs) eu resisti, pois não queria dar nada para ela além do que o médico receitou. Depois de mais alguns dias de choro, e mais desesperada do que nunca, resolvi testar a tal funchicórea. 
Comprei o potinho (a preço de ouro!) e segui as recomendações de uso. A Maria já estava chorando a bastante tempo e depois que tomou em poucos minutos ela estava calmíssima! Gente esse pozinho é mágicooooo!!! Ela dormiu por umas quatro horas seguidas, coisa que não acontecia há semanas, e eu fiquei até preocupada, mas acho que foi porque coloquei uma dose muito grande para ela.
Nas primeiras vezes eu estava dando a funchi pra ela na mamadeira, mas depois eu comecei a lambuzar a chupeta no pozinho e dar diretamente pra ela, mas eu não gostei muito dessa forma pois o pozinho é doce demaaais (acho que por isso eles adoram!) e às vezes ela engasgava. Eu acho melhor ministrar o remédio de acordo com a bula. Nunca, jamais, passe no seu peito para o bebê poder mamar.

Eu procurei saber a respeito da funchicórea na internet, encontrei os que são a favor e aqueles que são contra. 
Encontrei esse post muito engraçado sobre o uso da funchicórea. Eu estava tensa, procurando saber a respeito e me deparei com esse texto. Eu ri muuuuito, foi bom pra descontrair!
Tem esse post onde são contra o uso da funchicórea. Respeito a opinião alheia, mas não concordo com o que foi escrito pela autora do post. Mesmo amamentando exclusivamente no peito, dando colinho, carinho, colocando paninho quente e usando o medicamento receitado pelo médico as cólicas persistiam. Enfim, quando eu usei a funchicórea a Maria ficou muito bem!
Tem essa matéria bem esclarecedora também. Recomendo que leiam!

Bom, eu usei, apesar de ficar com receio no começo, e sinceramente foi um alívio muito grande para a Maria e para nós.
Antes de usar qualquer medicamento, informe seu médico e use de acordo com o indicado na bula! 

Um abraço a todos e até mais!


Um comentário:

  1. Muito bom o artigo amiga. Eu estou com esse problema com a minha pequena Thaila de 1 Mês e 4 dias. Nossa, ohj foi a pior crise que ela teve, ate chorei nervosa tentando acalma-la. Eu tambem nao queria dar o cha de funchicorea, mas nao resistii e dei e percebi que depois de 30 min ela tava calminha calminha, acordou depois de tres horas e eu coloquei um pouquinho de pozinho na sua boca antes da mamada e ela despertou um pouquinho na troca de fralda e logo voltou a dormir.
    Vale a pena sim usar.
    Obs: so nao entendi pq vc colocou no artigo que nao se pode passar no bico do seio. Pode esclarecer??
    Bjim

    ResponderExcluir