quarta-feira, 2 de novembro de 2011

LIVROS E PALPITES SOBRE BEBÊS X REALIDADE

Quando estava grávida li vários artigos, blogs, sites e alguns livros sobre bebês, além de ouvir opiniões sobre a criação de diversas pessoas. Algumas coisas eu achava ótimas, outras pensava que jamais iria fazer com meu bebê. Daí a gente fica pensando em aplicar algum método de educação (treinamento) de bebês para que eles sejam independentes, que não precisem da gente pra dormir, para que não acordem de madrugada, etc... Na prática tudo é ótimo e a gente pensa “vou ter um bebê e ele não vai dar trabalho nenhum se eu seguir direitinho o método que ensinam nos livros!”. E agora que estou com meu bebê em casa tudo virou de pernas pra cima e descobri que não tem uma fórmula que vai deixar tudo sobre controle, pois cada bebê é único e existem muitos fatores que afetam o comportamento e a relação com a criança.

Acredito que algumas teorias sejam até mesmo cruéis, como por exemplo deixar o bebê chorar até cansar e dormir sozinho. Eu não consigo meeeesmo! Digam o que quiser, mas é maldade deixar aquela coisinha fofinha e pequenininha se esguelando só porque, teoricamente, ele vai aprender a se virar sozinho pra dormir. Eu não fico com a Maria no colo até ela dormir completamente. Eu espero ela se acalmar e antes de pegar no sono a coloco no berço. Às vezes ela acorda algumas vezes pois a chupeta cai da boca. Mas prefiro “perder” uns minutos com ela no colo (sem balançar) do que deixá-la chorando. Acho que quando ela fica chorando ela se estressa e demora mais para dormir.

Falando em chupeta, existem os que são terminantemente contra a chupeta. A princípio eu era uma dessas pessoas. Mas a realidade me levou para o outro lado hehehehe. Percebi que a Maria ficava muito nervosa e chorava bastante mesmo após mamar. Um dia coloquei o dedinho na boca dela e ela sugou loucamente e ficou calminha. Então peguei uma chupeta que estava guardada e ofereci para ela.

A coitadinha até suspirou de alívio! E depois que ela começou a descobrir as mãozinhas e não conseguia colocá-las na boca a chupeta era a solução! Tenho dado a chupeta a ela somente quando ela está muito nervosa e na hora de dormir, e assim que ela dorme eu tiro. Taí outra teoria que foi por água abaixo.

Deixar dormir na cama dos pais ou não? Li algumas coisas e ouvi muito a respeito: o bebê vai ficar manhoso, não vai querer sair da cama dos pais, etc, etc, só coisas negativas. De qualquer forma resolvi seguir meus instintos. Numa dessas madrugadas em claro, a Maria não conseguia dormir de jeito nenhum, acordava de 10 em 10 minutos, e eu já cansada e de mau humor, resolvi colocá-la em minha cama. Ela dormiu o resto da noite muito bem, e eu também! Assim, quando ela está muito agitada, ou está muito frio, eu a coloco na cama. Acho que isso não afetou em nada o andamento do processo, já que ela dorme no berço normalmente.

Daí outro dia por acaso vi um blog que falava sobre cama compartilhada e resolvi ver o que era. Nem fazia ideia do que era cama compartilhada. E de repente, entrei num mundo novo. Achei lindo o que estava escrito. Percebo que a Maria gosta tanto de ficar perto de mim, que mau pode haver em deixá-la segura quando ela só precisa de mim???

Algumas coisas são interessantes, como é o caso da rotina da criança. No meu caso tento seguir uma rotina mais ou menos rígida. Sempre que acorda ela mama (ela já acorda faminta mesmo rsrs), depois dou um tempo para ela arrotar, em seguida troco as fraldas e brinco um pouco com ela e depois é hora de dormir! Dessa forma gasto 1 hora para as atividades e ela dorme mais ou menos 2 horas. Por enquanto ela toma apenas 1 banho por dia (ainda não está fazendo muito calor por aqui) e sempre no mesmo horário. Agora o banho é dado às 18 horas, ela dorme em seguida e até as 21/22 horas.

Bom, eu acho que quem está a espera de um bebê ou já tem um em casa deve ler muito, se informar o máximo que puder, principalmente mamães de primeira viagem, pois é um mundo totalmente novo, cheio de novidades, preocupações e medos. Leia e experimente o que pode ser feito para o bem estar do seu filho, e seu, claro. Ouça o que as pessoas tem a dizer e veja se você concorda ou não. Se você não concorda com o que está sendo dito ou já está sem paciência com o monte de palpites que todo mundo tem a dar, o melhor é não entrar em conflito e nem se estressar, sorria e acene! Kkkkkkkkkk

Siga seu instinto de mãe e saberá o que fazer com o seu bebezino! Eles só precisam de atenção, amor e carinho! E com certeza isso não pode fazer mal a ninguém!!!

bjoooos a todos!

LIVROS QUE LI:

A encantadora de bebês (não li até o fim)

Nana nenê

A vida do bebê

SE ALGUÉM QUISER TENHO OS DOIS PRIMEIROS EM PDF

SEGUEM ALGUNS SITES QUE GOSTO MUITO

www.bebe.abril.com.br

www.revistacrescer.globo.com

www.e-familynet.com

www.http://brasil.babycenter.com/

5 comentários:

  1. Adorei o post e o blog, parabéns!!! sou mãe de 1 viagem e antes de engravidar achava q seria tudo fácil, agora á começo a repensar a questão da chupeta, do bebe no quarto rsrssrsr
    Vc poderia por favor me enviar os livros? meu email é denisemiranda83@gmail.com
    Obrigada e mais uma vez parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Oi Mãe da Maria, estou muito impressionada com seu blog!!! achei muito interessante, quem diria hein MALVADO? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Ola..interessante pq imagino que depois que olhar para a carinha da minha princesa foi me derreter toda e acabar mudando algumas ideias que no inicio pareciam "certas" para mim..rs..

    ResponderExcluir
  4. Denise, vou enviar os livros pra vc.
    Ursinho carinhoso eu sei que é você kkkkkkkkkkkkk
    Susi, a gente se derrete sim, não tem jeito rsrsrs e acabamos cedendo algumas coisas quando vemos aquela carinha fofinha fazendo biquinho aiai!
    obrigada pelos comentários!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post! Sou mãe de primeira viagem e minha bebezinha chega em março/2012. Antes de engravidar era totalmente contra a chupeta, mas me imaginei na mesma situção que você... Se acontecer comigo acho que também mudarei de opinião!rs
    Ficarei agradecida se você puder me enviar os livros.
    janaina.npa@gmail.com

    ResponderExcluir